Notícias

Navio militar de aliado dos EUA chega a Havana

A chegada do barco de patrulha marca a primeira chegada de uma embarcação da Marinha do país à capital cubana desde 2016, e coincide com a chegada de embarcações militares da Rússia e de um submarino dos EUA à ilha.
Navio militar de aliado dos EUA chega a HavanaLegion-media.ru / Alexander McClearn

Um barco de patrulha da Marinha canadense chegou a Havana na manhã de sexta-feira. Sua entrada no porto ocorreu horas depois que um submarino de ataque rápido dos EUA atracou na base naval americana na Baía de Guantánamo, em Cuba.

O envio das duas embarcações à ilha coincide com a chegada de três navios e um submarino de propulsão nuclear da Marinha russa ao porto da capital cubana, onde permanecerão até 17 de junho.

O Comando de Operações Conjuntas do Canadá havia anunciado anteriormente que "o Margaret Brooke fará uma visita ao porto de Havana de 14 a 17 de junho de 2024, em reconhecimento à relação bilateral de longa data entre o Canadá e Cuba".

A agência especifica que esta é a primeira visita da Marinha Real Canadense à capital cubana desde 2016, e que seu navio de patrulha atracará em Havana em sua viagem de retorno de uma navegação "bem-sucedida" no Caribe.

"Uma demonstração de força"

Anteriormente, o Comando Sul dos EUA informou que o submarino de ataque rápido com propulsão nuclear USS Helena está realizando uma "visita de rotina ao porto" durante sua viagem programada na região. "A localização e o trânsito da embarcação foram pré-planejados", afirmou em um comunicado.

No entanto, a AP observou que o submarino chegou ao largo da costa cubana "em uma demonstração de força enquanto uma frota de navios de guerra russos se reúne para exercícios militares planejados no Caribe".

"Ele não representa uma ameaça"

A esse respeito, o Ministério das Relações Exteriores de Cuba fez uma declaração no início de junho sobre a chegada dos navios russos, ressaltando que "nenhuma das embarcações é portadora de armas nucleares, portanto sua escala no país não representa uma ameaça para a região".

De acordo com a Chancelaria cubana, durante sua estada, os marinheiros russos "realizarão um programa de atividades que inclui visitas de cortesia ao chefe da Marinha Revolucionária e ao governador de Havana" e "visitarão locais de interesse histórico e cultural".

  • O destacamento naval russo é composto pela fragata Admiral Gorshkov, o petroleiro Akadémik Pashin, o rebocador de salvamento Nikolai Chiker e o submarino Kazan.