Notícias

Lula garante apoio à Turquia para seu ingresso no BRICS

Lula e Erdogan falaram ainda sobre a situação na Faixa de Gaza e o que deve ser feito para deter as "atrocidades de Israel em Gaza".
Lula garante apoio à Turquia para seu ingresso no BRICSX / @govbr

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, prometeu apoiar a entrada da Turquia como novo membro do BRICS, grupo de países em desenvolvimento originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Segundo um comunicado do Palácio do Planalto, o mandatário turco, Recep Tayyip Erdogan, pediu o apoio de Lula durante uma conversa que os líderes realizaram na sexta-feira, à margem da Cúpula do G7, na região da Apúlia, na Itália.

"Lula disse que vai apoiar a demanda turca e afirmou que pretende fazer uma visita ao país localizado na região que conecta a Europa ao Oriente Médio", diz o texto, acrescentando que o líder turco, por sua vez, confirmou presença na Cúpula do G20, que será realizada no Rio de Janeiro, em 18 e 19 de novembro.

O grupo de economias emergentes aumentou seu número de membros em 1º de janeiro, quando Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos aderiram. Entre os países que já manifestaram interesse em se tornar membros do BRICS, e algumas apresentaram formalmente seus pedidos, além da Turquia, estão Colômbia, Venezuela, Cuba, Argélia, Paquistão, Tailândia e Indonésia.

Situação em Gaza

Além disso, Lula e Erdogan falaram ainda sobre a situação na Faixa de Gaza e o que deve ser feito para deter as "atrocidades de Israel em Gaza", disse a Direção de Comunicações da Turquia em sua conta no X.

Nesse sentido, Erdogan afirmou que o pais judeu, ultimamente, tem ficado cada vez mais isolado, destacando que "a pressão sobre Israel deveria ser aumentada e continuada a fim de acabar com a opressão".