Notícias

YouTube testa novo tipo de anúncios sem opção de ser pulados

A plataforma de vídeo quer incorporar anúncios aos vídeos para que os bloqueadores de anúncios não funcionem.
YouTube testa novo tipo de anúncios sem opção de ser puladosLegion-Media / Carsten Rehder/dpa

O YouTube começou a testar um novo tipo de anúncio embutido no próprio vídeo que não pode ser pulado ou removido com um bloqueador de anúncios, segundo relatos de usuários nas mídias sociais.

O servidor de bloqueio de anúncios SponsorBlock afirma a plataforma está "atualmente experimentando a inserção de anúncios no servidor", o que significa que "o anúncio é adicionado diretamente ao fluxo de vídeo" e não como antes, que chegava ao computador ou ao aplicativo móvel separadamente.

O fornecimento separado de vídeo e anúncios permitia que os bloqueadores determinassem qual fluxo estava fornecendo o anúncio e o ignorassem, mostrando ao cliente apenas o vídeo. O SponsorBlock informa que o teste envolveu apenas alguns usuários. Um dos afetados explicou que, durante a transmissão do anúncio, o botão de pausa não funcionou, assim como a opção de avanço rápido, de modo que ele foi forçado a assistir ao anúncio inteiro.

O serviço de assistência do Google lembra que o uso de bloqueadores de anúncios viola os Termos de Serviço do YouTube, portanto, se um usuário quiser assistir a vídeos sem anúncios, ele deve escolher a opção paga do YouTube Premium. Além disso, ela enfatiza que os anúncios do YouTube ajudam a apoiar os criadores de vídeos. Essa não é a primeira vez que a plataforma de vídeo testa novos tipos de anúncios; no ano passado, os usuários reclamaram que estavam sendo exibidos anúncios com mais de dois minutos que não podiam ser pulados.