Notícias

Argentina agradece à China pela "confiança depositada" em seu plano econômico

O esquema de swap de moedas será encerrado em meados de 2026.
Argentina agradece à China pela "confiança depositada" em seu plano econômicoGettyimages.ru / Honglouwawa

A Argentina agradeceu nesta sexta-feira à República Popular da China pela "confiança depositada no plano econômico do Governo", em relação à renovação do 'swap' (troca de moedas) entre os dois países, segundo um comunicado divulgado pelo gabinete do presidente Javier Milei no X.

"A renovação do swap é um alívio para o sistema financeiro e contribui para o balanço do banco central", disse o texto, que também ressaltou que "o vínculo respeitoso entre os dois países é fundamental para o desenvolvimento comercial e a prosperidade" de Pequim e Buenos Aires.

Na quarta-feira, os bancos centrais da China e da Argentina anunciaram a renovação do mecanismo de swap de moedas por 5.000 milhões de dólares nos próximos 12 meses, embora tenha sido esclarecido que os valores diminuirão "gradualmente" e o acordo "será completamente desativado em meados de 2026", de acordo com o que foi publicado pelo emissor argentino.

Na ocasião, foi destacado que a troca de moedas permitiu ao país sul-americano "administrar os fluxos do balanço de pagamentos em um momento crítico para a economia doméstica".

Também foi explicado que a extensão do acordo até julho de 2026 "permitirá que o Banco Central da Argentina continue reduzindo os riscos que enfrenta durante a atual transição econômica, que começou em dezembro de 2023, em direção a um regime monetário e cambial consistente e sustentável".