Notícias

G7 ameaça o Irã com novas sanções caso forneça mísseis à Rússia

Moscou e Teerã negaram as acusações sobre fornecimento de armas.
G7 ameaça o Irã com novas sanções caso forneça mísseis à RússiaGettyimages.ru / Antonio Masiello

Os países do G7 ameaçaram o Irã com novas medidas se o Governo iraniano fornecer mísseis balísticos à Rússia, de acordo com a declaração final da cúpula citada nesta sexta-feira pela RIA Novosti.

"Pedimos ao Irã que pare de ajudar a Rússia", diz o comunicado referente ao conflito ucraniano, solicitando ainda que não haja a transferência de "mísseis balísticos e tecnologias relacionadas, pois isso seria uma grave escalada e uma ameaça direta à segurança europeia". "Estamos prontos para responder prontamente e de forma coordenada, incluindo a adoção de novas medidas [contra o Irã]", ameaça o comunicado.

Ao mesmo tempo, o embaixador russo no Irã, Alexey Dedov, enfatizou em uma entrevista à RIA Novosti que as declarações dos países ocidentais sobre o apoio das autoridades iranianas à Rússia na frente ucraniano não correspondem à realidade.

A cúpula dos países do grupo G7 está sendo realizada na Itália, em Borgo Egnazia, entre os dias 13 e 15 de junho. O evento conta com a presença dos líderes dos 7 Estados membros: Itália, Canadá, França, Alemanha, Japão, Reino Unido e os Estados Unidos.