Putin: "O potencial do BRICS o tornará um dos pilares do mundo multipolar"

O mandatário russo destacou o crescente interesse no trabalho do grupo, "baseado em uma cultura especial de diálogo confiante, igualdade soberana dos participantes e respeito mútuo".

O mundo está mudando rapidamente e o potencial do grupo BRICS lhe permitirá que se torne um dos pilares do mundo multipolar, declarou o presidente russo, Vladimir Putin, nesta sexta-feira, durante uma reunião com os funcionários de alto escalão do Ministério das Relações Exteriores do país.

Em seu discurso, Putin observou que, "com base na nova realidade política e econômica, os contornos de uma ordem mundial multipolar e multilateral estão sendo formados atualmente". "Esse é um processo objetivo, que reflete a diversidade de culturas e civilizações que, apesar de todas as tentativas de unificação artificial, é organicamente inerente ao ser humano", disse.

Segundo o presidente, essas mudanças no mundo "sem dúvida inspiram otimismo e esperança", já que "o estabelecimento dos princípios da multipolaridade e do multilateralismo nos assuntos internacionais [...] permite resolver conjuntamente os  problemas mais complexos e construir relações e uma cooperação mutuamente benéficas".

Além disso, Putin observou que "essa imagem do futuro coincide com as aspirações da maioria absoluta dos países do mundo". "E vemos isso, entre outras coisas, no crescente interesse no trabalho de uma associação universal como o BRICS, baseada em uma cultura especial de diálogo confiante, igualdade soberana dos participantes e respeito mútuo", enfatizou.

"No geral, acredito que o potencial do BRICS lhe permitirá se tornar, com o tempo, em uma das principais instituições reguladoras da ordem mundial multipolar", manifestou o líder russo.