Notícias

Bolívia e Paraguai concordam em fazer comércio com moedas nacionais

Os acordos foram assinados no contexto de uma visita oficial do presidente paraguaio Santiago Peña a La Paz.
Bolívia e Paraguai concordam em fazer comércio com moedas nacionaisX / @LuchoXBolivia

Os governos da Bolívia e do Paraguai assinaram uma série de acordos para avançar na cooperação bilateral por meio de uma agenda que inclui o comércio em moedas nacionais, a troca comercial de ureia e o fortalecimento da hidrovia Paraguai-Paraná, noticiou na quinta-feira a Agência Boliviana de Informação, citando declarações da Ministra da Presidência da Bolívia, María Nela Prada.

Os acordos foram assinados no contexto de uma visita oficial a La Paz do presidente paraguaio Santiago Peña, que foi recebido na Casa Grande del Pueblo por seu homólogo Luis Arce.

"Destacamos uma questão econômica e comercial importante: ver como podemos avançar nos intercâmbios comerciais e nos sistemas de pagamento em nossas moedas", disse a funcionária em uma conversa com a imprensa.

Da mesma forma, Prada destacou que as delegações falaram sobre "como fortalecer os portos e trocar experiências" relacionadas ao comércio interoceânico, uma área na qual Assunção tem experiência por meio da hidrovia Paraguai-Paraná e na qual a Bolívia pretende fazer incursões por meio do transporte fluvial de Puerto Busch, bem como o intercâmbio comercial de ureia boliviana.

Em um anexo, os líderes concordaram em promover atividades científicas e tecnológicas, estender o apoio consular a seus cidadãos, unir esforços para combater incêndios florestais e combater o tráfico de drogas de forma coordenada.