Metade dos eleitores prevê que Biden esquecerá onde está durante seu primeiro debate com Trump

A JL Partners perguntou a 500 pessoas sobre suas expectativas em relação à reunião entre Joe Biden e Donald Trump, marcada para 27 de junho.

Quase metade dos prováveis eleitores da eleição presidencial dos Estados Unidos prevê que Joe Biden vai se confundir e se comportar de forma "estranha" durante seu primeiro debate com Donald Trump, marcado para 27 de junho, em Atlanta.

Uma enquete realizada esta semana pela JL Partners, com um universo de cerca de 500 pessoas, constatou que cerca de 49% deles acham que Biden esquecerá onde está, enquanto 41% preveem que ele provavelmente irá para o lado errado do palco.

Dada a opção de apontar diferentes possibilidades, 40% acreditam que o ocupante da Casa Branca terá problemas para se levantar, enquanto quase três quartos acham que Biden esquecerá ou misturará suas palavras em algum momento durante o debate.

Por outro lado, uma esmagadora maioria dos entrevistados tem esperança de que Donald Trump dominará seu oponente e sairá vencedor. Em comparação, apenas 39% estão confiantes em uma vitória de Biden.

Da mesma forma, cerca de 79% esperam que Trump interrompa Biden, e 54% acreditam que o candidato republicano terá seu microfone silenciado em alguns de seus comentários. Nesse contexto, 61% dos entrevistados esperam que Trump conte uma história desconexa.

Por sua vez, o pesquisador James Johnson observou que os resultados não são nada favoráveis a Biden. "Eles mostram a profunda preocupação dos eleitores com sua capacidade de governar", afirmou. "No entanto, pode haver uma vitória de médio prazo para Biden, no sentido de que Trump claramente estabeleceu expectativas muito baixas para o presidente no debate", comentou.

"Se Biden conseguir passar e não sofrer um grande acidente, será uma vitória para ele", acrescentou.

"Ele deveria fazer um teste cognitivo"

No início de junho, Trump declarou que seu rival deveria ser submetido a um teste de capacidade cognitiva e fazer um exame de sangue para verificar a presença de substâncias. "Ele deveria fazer um teste cognitivo e, antes do debate, em duas semanas, ele deveria fazer um teste de drogas, porque estou disposto a fazer um teste de drogas", disse o político.

Biden, de 81 anos, é o presidente mais velho da história dos EUA. O chefe de Estado frequentemente se encontra em situações embaraçosas, confunde-se em eventos públicos e foi protagonista de vários tropeços e quedas inúmeras vezes, levantando dúvidas entre o público sobre sua capacidade de desempenhar suas funções ou mesmo de participar da próxima eleição presidencial.