Notícias

EUA enviam submarino para a costa de Cuba

A medida representa "uma demonstração de força", observa a AP.
EUA enviam submarino para a costa de CubaGettyimages.ru / Woohae Cho

Um submarino da Marinha dos EUA entrou na Baía de Guantánamo, em Cuba, na quinta-feira, após a chegada de três navios e um submarino de propulsão nuclear da Marinha russa no porto de Havana, onde permanecerão até 17 de junho.

O Comando Sul dos EUA disse que o USS Helena, um submarino de ataque rápido movido a energia nuclear, está fazendo uma "visita de rotina ao porto" durante sua viagem programada para a região. "A localização e o trânsito da embarcação foram pré-planejados", disse um comunicado.

Por sua vez, a AP informa que o submarino chegou ao largo da costa cubana "em uma demonstração de força enquanto uma frota de navios de guerra russos se reúne para exercícios militares planejados no Caribe".

"É algo que estamos observando de perto e com cuidado".

O assessor de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, disse na quarta-feira que os Estados Unidos estão "observando de perto e com cuidado" a chegada da frota russa a Havana. Sullivan disse que a Rússia já havia realizado manobras perto da ilha enquanto outras administrações dos EUA estavam no poder.

Ele também indicou que Washington estará observando como a situação se desenvolverá nos próximos dias. "Mas já vimos esse tipo de coisa antes e esperamos ver esse tipo de coisa novamente", reiterou. Suas palavras foram apoiadas pela porta-voz do Pentágono, Sabrina Singh, que enfatizou: "É claro que levamos isso a sério, mas esses exercícios não representam uma ameaça para os Estados Unidos".

Por sua vez, o Ministério das Relações Exteriores de Cuba destacou que "nenhum dos navios é portador de armas nucleares, portanto sua escala no país não representa uma ameaça para a região". De acordo com Chancelaria cubana, durante sua estada, os marinheiros russos "realizarão um programa de atividades que inclui visitas de cortesia ao chefe da Marinha Revolucionária e a governadora de Havana", além de "visitar locais de interesse histórico e cultural".

O destacamento naval russo é composto pela fragata Admiral Gorshkov, o petroleiro Akadémik Pashin, o rebocador de salvamento Nikolai Chiker e o submarino Kazan.