Notícias

Japão e Ucrânia assinam acordo de segurança que inclui "cooperação técnica e financeira"

O documento, com prazo de 10 anos, prevê uma ajuda financeira à Ucrânia no valor de 4.5 bilhões de dólares em 2024.
Japão e Ucrânia assinam acordo de segurança que inclui "cooperação técnica e financeira"Gettyimages.ru / Viacheslav Chernobrovin

O líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, e o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, assinaram um acordo sobre garantias de segurança entre os dois países, informou nesta quinta-feira o Ministério das Relações Exteriores do Japão. 

Zelensky, por sua vez, destacou em sua conta no X que o acordo inclui assistência de segurança, defesa, ajuda humanitária, cooperação técnica e financeira. Estão planejados também esforços conjuntos para desenvolver uma "fórmula de paz".

Além disso, o documento assinado implica a imposição de sanções contra a Rússia.

Para o líder do regime ucraniano, o acordo é um "documento exclusivo com um dos países mais avançados econômica e tecnologicamente do mundo".

"Para o Japão, esse tipo de acordo e esse nível de apoio é um avanço. Vemos isso e agradecemos ao Japão por sua solidariedade inabalável com nosso país e nosso povo, bem como por sua dedicação à proteção da vida e do direito internacional", acrescentou.

Anteriormente, Zelensky escreveu em seu canal do Telegram que, nesta quinta-feira, a Ucrânia assinará os dois últimos acordos de segurança com os membros do G7. Segundo ele, o acordo com os EUA será "sem precedentes".