Navio quebra-gelo nuclear russo levará crianças ao Polo Norte
Dezenas de crianças em idade escolar da Rússia e do exterior viajarão para o Polo Norte em agosto a bordo de um dos quebra-gelos nucleares como parte de um projeto científico internacional, informaram os organizadores da viagem na terça-feira.
"Nenhum [país], exceto a Rússia, tem a oportunidade de enviar crianças em uma expedição ao Ártico. E, é claro, ano após ano, o projeto 'Quebra-gelo do conhecimento' desperta um enorme interesse entre as crianças em idade escolar. Selecionamos os melhores alunos interessados em química, física, matemática, biologia - disciplinas de ciências naturais. [...] Esta já é a quinta expedição, e é dedicada ao 65º aniversário da frota nuclear", observou Tatyana Terentyeva, presidente do júri, e um executivo da empresa nuclear russa Rosatom, que patrocina o projeto científico e educacional.
Ao longo de cinco anos, mais de 300 alunos de diferentes regiões da Rússia participaram de expedições ao Ártico. A iniciativa tem como objetivo popularizar as tecnologias nucleares, procurar e apoiar alunos talentosos, desenvolver suas habilidades e orientar suas carreiras.
O navio '50 anos da Vitória' da Rosatom é um dos maiores quebra-gelos nucleares do mundo que também é usado para turismo comercial. As viagens de ida e volta ao Polo Norte normalmente levam 13 dias e são avaliados em pelo menos 2,5 milhões de rublos.