Notícias

Potência asiática formaliza seu desejo de se juntar ao BRICS

O ministro tailandês das Relações Exteriores, Maris Sangiampongsa, apresentou a Sergey Lavrov uma carta de intenções para se tornar membro pleno do BRICS.
Potência asiática formaliza seu desejo de se juntar ao BRICSGettyimages.ru / Dukas/Universal Images Group

A Tailândia formalizou seu desejo de participar do BRICS neste 13 de junho.

O ministro das Relações Exteriores da Tailândia, Maris Sangiampongsa, apresentou uma carta de intenções ao seu homólogo russo, Sergey Lavrov, em 13 de junho para se tornar um membro pleno do grupo.

No final de maio, o porta-voz do Governo tailandês, Chai Wacharonke, informou que o gabinete aprovou um projeto de carta oficial declarando a intenção da Tailândia de participar do BRICS.

Segundo o porta-voz, a carta afirma que Bangkok está ciente da importância do multilateralismo mundial, bem como do importante papel que os países em desenvolvimento desempenham no cenário internacional.

Além disso, a Tailândia adere aos princípios do BRICS e entende que obterá benefícios em diversas áreas, como a melhoria da sua posição no mundo e a possibilidade de cooperar na criação de uma nova ordem mundial. Wacharonke acrescentou que a Tailândia participará na próxima cúpula do BRICS que será realizada na cidade russa de Kazan, em outubro, dando a Bangkok a oportunidade de acelerar a sua adesão e reforçar o seu papel entre os países em desenvolvimento.

Até então composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o bloco aumentou o número de seus membros no dia 1º de janeiro, quando aderiram Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.