Notícias

Impactos alarmantes: danos ambientais do quarto voo de teste da Starship são revelados

A situação reacendeu os temores sobre o impacto ambiental dos testes da Starship em uma área sensível de vida selvagem.
Impactos alarmantes: danos ambientais do quarto voo de teste da Starship são reveladosLegion-media.ru / SPACEX

Um novo relatório da organização ambiental Coastal Bend revelou que o recente teste do sistema espacial Starship da SpaceX causou danos aos ninhos de aves costeiras perto da plataforma de lançamento da empresa aeroespacial, informou a mídia local na segunda-feira.

O sistema Starship decolou da instalação de testes da SpaceX perto da praia de Boca Chica, no sul do Texas, na quinta-feira passada. Nesse quarto voo de teste, tanto o propulsor Super Heavy quanto a nave espacial Starship conseguiram pousar intactos na água, conforme planejado.

O impacto do lançamento

A Coastal Bend observou que, poucas horas após o lançamento da Starship, ninhos de espécies de pássaros, como andorinhas-do-mar, tarambolas-das-neves e tarambolas-de-Wilson, foram afetados. A situação reacendeu os temores sobre o impacto ambiental dos testes da Starship em uma área sensível de vida selvagem.

De acordo com a organização ambiental, antes da decolagem, um grupo de biólogos relatou uma coleção de nove ninhos das espécies mencionadas, que juntos tinham um total de 22 ovos. Esses ninhos estavam localizados a uma distância entre 253 e 427 metros da plataforma de lançamento.

Os especialistas observaram que cinco ovos em quatro ninhos permaneceram intactos, enquanto os ninhos restantes estavam quebrados ou com buracos. Imagens capturadas por câmeras de caça que haviam sido colocadas perto de dois ninhos levaram os biólogos a acreditar que os ovos foram danificados por pequenos pedaços de concreto ou pedras ejetados durante o lançamento. Além disso, foi relatado que uma das câmaras foi destruída por um fragmento de concreto.

Além disso, sabe-se que os ovos desapareceram. Segundo o relatório, as aves marinhas tendem a remover os ovos danificados de seus ninhos para evitar atrair predadores, e não há evidências de que outros animais tenham consumido os ovos.

Os impactos são alarmantes

Anteriormente, a Coastal Bend explicou em um relatório que o primeiro voo de teste da Starship, que ocorreu em 20 de abril de 2023, registrou um incêndio de quase dois hectares, bem como a dispersão de detritos no parque estadual e nas terras da SpaceX. Também houve relatos de pedaços de "concreto pulverizado" em cidades localizadas a mais de 9 quilômetros do local de lançamento.

Por sua vez, a representante do grupo Defenders of Wildlife no Texas, Sharon Wilcox, enfatizou que os "impactos observados nesse [último] relatório são alarmantes", pois foi relatada uma "ameaça de incêndios florestais, um crescente campo de detritos de projéteis e danos a ninhos de aves marinhas".

"Com o aumento da atividade de lançamento, a degradação de habitats únicos e da vida selvagem também aumentará", disse Wilcox, enfatizando que as "descobertas demonstram novamente que a avaliação ambiental sob a qual a SpaceX opera é inadequada e exige uma declaração de impacto ambiental completa".