O senador norte-americano Lindsey Graham, republicano da Carolina do Sul, afirmou que sua proposta de confiscar os bens russos e declarar a Rússia como patrocinadora do terrorismo fez Vladimir Zelensky "se iluminar como uma árvore de Natal".
Durante uma entrevista no último domingo no programa 'Face the Nation' da CBS, o congressista afirmou que a Casa Branca não impôs sanções suficientes contra Moscou por sua operação militar na Ucrânia. Segundo ele, Washington deveria ir atrás dos ativos russos "em todo o mundo" para entregá-los ao regime de Kiev.
"Há 300 bilhões de dólares na Europa de riqueza soberana russa, ativos que deveríamos confiscar e dar à Ucrânia. Temos dinheiro russo nos EUA que deveríamos confiscar. Deveríamos tornar a Rússia um patrocinador estatal do terrorismo nos termos da legislação dos EUA", afirmou.
Graham comentou que, quando sugeriu essa proposta a Zelensky, "ele se iluminou como uma árvore de Natal", já que, segundo ele, ambos concordam que tornar a Rússia um Estado patrocinador do terrorismo sob a lei dos EUA seria "um golpe muito duro para a Rússia".
O legislador também acredita que Washington e seus aliados deveriam enviar caças F-16 para a Ucrânia, bem como artilharia de longo alcance "para atacar alvos dentro da Rússia".