A Rússia "ajudará na gestão do fornecimento de combustível" para a Bolívia e prometeu usar "todos os seus bons ofícios" com os países produtores de petróleo para garantir o abastecimento do mercado boliviano, anunciou o presidente boliviano, Luis Arce, na terça-feira.
"Aproveitamos nossa visita à Federação Russa para falar sobre a questão dos hidrocarbonetos líquidos. Pudemos conversar e concordamos que a Rússia vai ajudar na gestão do fornecimento de combustível para o nosso país", disse em uma coletiva de imprensa, falando sobre os resultados de sua visita à Rússia na semana passada para participar do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.
Além disso, acrescentou que a Rússia "usará todos os seus bons ofícios para garantir que todos os países que produzem esse combustível extremamente importante" disponibilizem esse produto para a Bolívia. "Dessa forma, vamos garantir o fornecimento de hidrocarbonetos líquidos em nosso país", declarou.
Arce ainda informou que os dois países concordaram em desenvolver um projeto de mineração de lítio. "Talvez o mais importante seja a questão do lítio [...] Concordamos que o projeto, para o qual o 'Uranium One Group', a empresa russa que está entre as três que trabalham em nosso país para industrializar o lítio [...] deve começar a operar em 2025", disse.