Notícias

Trump Jr. fala sobre a "única forma" de acabar com o conflito da Ucrânia

Remessa de fundos dos EUA à Ucrânia enriqueceu oligarcas e causou centenas de milhares de mortes, diz o empresário.
Trump Jr. fala sobre a "única forma" de acabar com o conflito da UcrâniaGettyimages.ru / Pool

O filho mais velho do ex-presidente dos EUA, Donald Trump Jr, sugeriu que os EUA deveriam parar de enviar fundos para a Ucrânia, objetivando forçar as autoridades do país a negociarem a paz com a Rússia.

As declarações foram feitas durante a participação do empresário no podcast Timcast IRL, na sexta-feira (12/1). Na ocasião, Trump Jr. respondia a um ouvinte que lhe perguntara sobre como dar um fim ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia:

"Cortar o dinheiro. É a única maneira de levar eles [Ucrânia] a negociar, certo? Estamos literalmente criando uma classe oligárquica de bilionários na Ucrânia, através daquilo que está sendo desviado. E enquanto isso, eles enviam jovens para morrer como 'bucha de canhão' na linha de frente, porque não poderiam se importar menos".

Trump Jr. sugeriu que se estivesse na presidência, seu pai encerraria a remessa de dinheiro dos EUA aos ucranianos. "Meu pai falaria tipo: ei, vocês tem, tipo, mais um mês disso aqui [apoio financeiro], e se vocês não se sentarem na mesa de negociação, acabou", disse.

Apesar da plataforma presidencial de Donald Trump não ter publicado um plano oficial em relação ao conflito russo-ucraniano, as declarações do ex-mandatário e de seus aliados parecem sinalizar a intenção de diminuir ou encerrar totalmente o financiamento para a Ucrânia e para alianças militares como a OTAN.