Navios militares russos chegam a Cuba

Observa-se que nenhuma das embarcações possui armas nucleares, portanto, sua parada na ilha "não representa uma ameaça à região".

Três navios e um submarino de propulsão nuclear da Marinha Russa chegaram nesta quarta-feira em uma visita oficial ao porto de Havana, onde permanecerão até 17 de junho.

O destacamento naval é composto pela fragata Admiral Gorshkov, o petroleiro Akadémik Pashnin, o rebocador de salvamento Nikolai Chiker e o submarino Kazan.

Anteriormente, o Ministério das Relações Exteriores de Cuba destacou que "nenhum dos navios é portador de armas nucleares, portanto sua escala no país não representa uma ameaça para a região".

Segundo a chancelaria cubana, durante sua estada, os marinheiros russos "realizarão um programa de atividades que inclui visitas de cortesia ao chefe da Marinha Revolucionária e ao governador de Havana", além de "visitar locais de interesse histórico e cultural".

Enquanto isso, foi noticiado na terça-feira que os navios da Marinha dos EUA realizarão a vigilância do destacamento naval russo. De acordo com a CBS News, que cita autoridades norte-americanas familiarizadas com o assunto, dois destróieres e dois navios que rebocam equipamentos de pesquisa estarão envolvidos na vigilância do submarino, enquanto outro destróier e um navio da Guarda Costeira acompanharão três outras embarcações russas.