Notícias

Mais de 160 foguetes em uma hora: Hezbollah lança um de seus maiores ataques contra Israel

Segundo as FDI, "alguns dos projéteis foram interceptados e outros caíram em várias áreas no norte do país", causando incêndios.
Mais de 160 foguetes em uma hora: Hezbollah lança um de seus maiores ataques contra Israel

O movimento libanês Hezbollah lançou nesta quarta-feira um dos maiores ataques contra Israel desde o início da guerra na Faixa de Gaza, disparando mais de 160 foguetes.

As Forças de Defesa de Israel (FDI) informaram que, após a ativação dos sistemas de alerta aéreo pela manhã no norte do país, cerca de 90 lançamentos foram detectados. "Alguns dos projéteis foram interceptados e outros caíram em várias áreas no norte do país. Como resultado, houve incêndios em várias áreas, cujos detalhes estão sendo investigados", disse um comunicado.

Pouco depois, foi registrado outro ataque com 70 foguetes, elevando o número total de lançamentos para 160.

Enquanto isso, um correspondente da Al Mayadeen no Líbano descreveu os lançamentos do território libanês como os "maiores em número e tipo" desde o início das hostilidades no enclave palestino, detalhando que o movimento disparou mais de 100 foguetes em uma área "muito ampla", incluindo a cidade de Tiberíades, no norte do país.

"Essa é a primeira vez que as sirenes soam naquela região, alertando sobre a queda de foguetes. Hoje houve uma salva de foguetes excepcional, como nunca vimos desde o início da guerra", afirmou.

O ataque do Hezbollah teria ocorrido em resposta a uma ação israelense contra uma área no sul do Líbano na terça-feira, que matou Taleb Abdullah, considerado o comandante de maior escalão do movimento morto por Israel desde outubro passado, e três outros soldados.