Mais de 160 foguetes em uma hora: Hezbollah lança um de seus maiores ataques contra Israel
O movimento libanês Hezbollah lançou nesta quarta-feira um dos maiores ataques contra Israel desde o início da guerra na Faixa de Gaza, disparando mais de 160 foguetes.
As Forças de Defesa de Israel (FDI) informaram que, após a ativação dos sistemas de alerta aéreo pela manhã no norte do país, cerca de 90 lançamentos foram detectados. "Alguns dos projéteis foram interceptados e outros caíram em várias áreas no norte do país. Como resultado, houve incêndios em várias áreas, cujos detalhes estão sendo investigados", disse um comunicado.
A video shared on social media shows rocket impacts near the Sea of Galilee in northern Israel amid the major barrage launched from Lebanon. pic.twitter.com/KkAG1eHt5X
— Emanuel (Mannie) Fabian (@manniefabian) June 12, 2024
Pouco depois, foi registrado outro ataque com 70 foguetes, elevando o número total de lançamentos para 160.
Enquanto isso, um correspondente da Al Mayadeen no Líbano descreveu os lançamentos do território libanês como os "maiores em número e tipo" desde o início das hostilidades no enclave palestino, detalhando que o movimento disparou mais de 100 foguetes em uma área "muito ampla", incluindo a cidade de Tiberíades, no norte do país.
"Essa é a primeira vez que as sirenes soam naquela região, alertando sobre a queda de foguetes. Hoje houve uma salva de foguetes excepcional, como nunca vimos desde o início da guerra", afirmou.
وسائل إعلام إسرائيلية: "سماع أصوات عشرات الانفجارات في طبريا".#الميادين_لبنان#لبنانpic.twitter.com/YPQJ6CChc0
— الميادين لبنان (@mayadeenlebanon) June 12, 2024
O ataque do Hezbollah teria ocorrido em resposta a uma ação israelense contra uma área no sul do Líbano na terça-feira, que matou Taleb Abdullah, considerado o comandante de maior escalão do movimento morto por Israel desde outubro passado, e três outros soldados.