Notícias

Hamas responde à proposta dos EUA para Gaza

Anteriormente, foi relatado que o Hamas entregou sua resposta oficial aos mediadores do Catar e do Egito, expressando sua "prontidão para chegar positivamente" a um acordo para encerrar o conflito no enclave palestino.
Hamas responde à proposta dos EUA para GazaAP / Jehad Alshrafi

Uma autoridade israelense disse na terça-feira que o movimento palestino Hamas rejeitou a proposta de Israel para um cessar-fogo na Faixa de Gaza, que foi apresentada pelo presidente dos EUA, Joe Biden, no final do mês passado, informou a Reuters.

"Esta tarde, Israel recebeu, através do mediador, a resposta do Hamas", disse o funcionário israelense, enfatizando que o grupo se opôs "à proposta de libertação de reféns apresentada pelo presidente Biden".

Ao mesmo tempo, ele mencionou que o Hamas mudou "todos os parâmetros principais e mais significativos" da proposta, embora não tenha fornecido mais detalhes sobre essas modificações. Até o momento, os representantes do Hamas não confirmaram a declaração do funcionário israelense.

Hamas dá uma resposta oficial ao Catar e ao Egito

Os Governos do Catar e do Egito emitiram uma declaração conjunta para confirmar que receberam uma resposta oficial do Hamas e de outros grupos palestinos à proposta israelense para encerrar o conflito em Gaza. As autoridades do Catar e do Egito disseram que continuarão seus esforços de mediação com seus colegas norte-americanos para chegar a um acordo.

"Os mediadores estudarão a resposta do Hamas e coordenarão com as partes relevantes os próximos passos", disse o comunicado, sem entrar em detalhes sobre a resposta do movimento palestino. Entretanto, segundo uma fonte ligada ao assunto, o Hamas propôs um novo cronograma para um cessar-fogo permanente com Israel e a retirada das tropas israelenses de Gaza, incluindo a cidade de Rafah.

Por sua vez, Osama Hamdan, uma autoridade sênior do Hamas, detalhou em uma entrevista à mídia libanesa Al Mayadeen que eles haviam enviado alguns comentários aos mediadores sobre a proposta israelense. "Nossa resposta é nosso compromisso com o que nos comprometemos antes: um cessar-fogo e uma retirada [completa] de Gaza", disse Hamdan, afirmando que o Hamas não está se curvando à pressão, mas mantendo uma atitude positiva.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, confirmou na terça-feira que eles receberam "a resposta que o Hamas deu ao Catar e ao Egito", que está sendo avaliada no momento. No mesmo dia, o Secretário de Estado Antony Blinken conclamou o Hamas a aceitar a iniciativa, acrescentando que o voto favorável do Conselho de Segurança da ONU mostra que o mundo a apóia.

"Disposição para chegar positivamente" a um acordo

Anteriormente, o Hamas e a Jihad Islâmica comunicaram sua "disposição de chegar positivamente" a um acordo de cessar-fogo em Gaza e disseram que haviam enviado sua resposta aos mediadores do Catar e do Egito. Os Estados Unidos, o Catar e o Egito estão envolvidos em meses de negociações para cessar a agressão militar de Israel em Gaza.