Notícias

Coreia do Norte responde às transmissões de propaganda do Sul

As duas Coreias estão experimentando um novo aumento nas tensões, marcado pelo envio recíproco de balões: os de Pyongyang carregados de lixo e os de Seul com material de propaganda.
Coreia do Norte responde às transmissões de propaganda do SulAP / Im Sun-suk/Yonhap

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul anunciou na segunda-feira que militares norte-coreanos estão instalando alto-falantes na fronteira, um dia depois que a propaganda sul-coreana foi retomada também por meio de alto-falantes, informa a Asia News Network.

"Detectamos indícios de que a Coreia do Norte está instalando alto-falantes nas áreas de fronteira. Até o momento, não houve transmissões por meio deles, mas estamos monitorando de perto o desenvolvimento da situação e a preparação militar", comunicou o comandante militar sênior. Ele também garantiu que está pronto para retomar a transmissão de sua propaganda "assim que a Coreia do Norte fizer algo desprezível".

Recentemente, as tensões entre os dois países aumentaram com o envio de balões do Sul para o Norte carregando dólares americanos em notas, pen drives com músicas sul-coreanas de K-pop e folhetos contrários às políticas do Partido dos Trabalhadores da Coreia, que está no poder, aos quais o Norte respondeu com balões carregados de lixo direcionados ao território sul-coreano.

Enquanto isso, o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul afirmou nesta terça-feira que um novo incidente ocorreu na fronteira intercoreana. De acordo com o órgão, cerca de 20 soldados norte-coreanos cruzaram brevemente, mas não deliberadamente, a Linha de Demarcação Militar dentro da Zona Desmilitarizada que separa as duas Coreias em uma missão não especificada. As forças sul-coreanas responderam com tiros de advertência, após os quais os soldados voltaram para o Norte.