Notícias

Milhares de agricultores iniciam um grande protesto contra o Governo em Berlim (VÍDEOS)

Esse é o ponto culminante de uma semana de manifestações contra a intenção do Governo alemão de eliminar os subsídios agrícolas.
Milhares de agricultores iniciam um grande protesto contra o Governo em Berlim (VÍDEOS)Legion-media.ru / Photothek

Milhares de agricultores se reuniram em Berlim na segunda-feira para uma manifestação em grande escala, marcando o ponto culminante de uma semana de protestos contra a retirada planejada pelo Governo alemão dos subsídios ao diesel.

1.300 policiais estão vigiando a manifestação, que contou com a participação de mais de 5.000 veículos, incluindo tratores e caminhões, no domingo. Slogans como "Armazém vazio - vá embora" ou "Sem agricultores, sem futuro" podiam ser lidos nos veículos, de acordo com a mídia local. Devido às grandes multidões, houve grandes interrupções no trânsito da cidade. Além disso, a polícia de Berlim está impedindo ativamente a entrada na capital de veículos que transportam esterco, que os manifestantes despejaram no chão em protestos anteriores.

Fotos estão circulando nas mídias sociais mostrando um grande número de máquinas especiais estacionadas nas ruas da capital. Segundo informações, a Polícia está esperando um número muito maior de manifestantes do que os 10.000 inicialmente anunciados. Uma grande multidão já se reuniu em frente ao Portão de Brandemburgo.

Além de representantes de várias associações, o Ministro das Finanças da Alemanha, Christian Lindner, discursou na manifestação. Quando o discurso de Lindner foi anunciado, a multidão começou a assobiar e gritar "Vá embora!" Eu entendo os protestos", disse o ministro, acrescentando que havia ficado impressionado com a imagem dos agricultores que protestavam e com sua solidariedade. "Seu protesto é legítimo e pacífico", disse ele.

Os agricultores do estado da Renânia do Norte-Vestfália também decidiram participar do protesto. De acordo com a polícia, centenas de tratores estavam nas estradas da região na segunda-feira, causando engarrafamentos. Além disso, os manifestantes obstruíram o tráfego na cidade de Bremen e em seus arredores.

Em meio a uma crise orçamentária, o Governo de Olaf Scholz decidiu abolir as isenções sobre o diesel agrícola que estão em vigor há mais de 70 anos, uma medida que foi rejeitada pela União dos Agricultores Alemães. "A promoção do diesel agrícola e a isenção de impostos sobre veículos [para o setor] são importantes para a competitividade da agricultura", denunciou a associação.

Diante desse cenário, os agricultores alemães anunciaram na última segunda-feira o início de uma semana de protestos em todo o país.