Notícias

Lavrov: EUA acreditam que serão beneficiados da Terceira Guerra Mundial, e somente a Europa sofrerá

A declaração do ministro das Relações Exteriores da Rússia foi feita após a reunião dos ministros das Relações Exteriores dos países membros do BRICS e do BRICS+, primeira desde a ampliação do bloco.
Lavrov: EUA acreditam que serão beneficiados da Terceira Guerra Mundial, e somente a Europa sofreráSputnik / Sergey Sysoev

Os EUA têm certeza de que, se provocarem a Terceira Guerra Mundial, somente a Europa sofrerá, enquanto eles se beneficiarão, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, nesta terça-feira.

Lavrov comentou sobre as declarações que o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, fez em uma entrevista recente. "Ele disse que 'o presidente Biden deixou claro que os EUA farão todo o possível para dar à Ucrânia as possibilidades necessárias para se defender', e o mais importante: 'os EUA não estão buscando uma terceira guerra mundial, pois isso teria consequências terríveis para o continente europeu'", acrescentou o ministro russo citando o alto funcionário dos EUA.

"Aqui está a resposta para a questão de como os EUA tratam a Europa. Eles têm certeza de que, se provocarem uma guerra nuclear, o que estão fazendo ativamente, apenas a Europa sofrerá e eles, como sempre - como na Primeira e na Segunda Guerra Mundial - serão beneficiados", enfatizou.

"Essa é a filosofia, essa é a mentalidade daqueles que estão atualmente determinando a política dos EUA e, portanto, daqueles que estão liderando a Ucrânia", ressaltou o ministro.

O chanceler russo fez suas observações após a primeira reunião de ministros das Relações Exteriores dos países membros do BRICS e do BRICS+ desde a ampliação do bloco, que foi realizada na cidade russa de Nizhny Novgorod.