"Estamos testemunhando uma profunda transformação das relações internacionais associada à formação de um sistema de ordem mundial mais justo e policêntrico", afirmou o chanceler russso, Sergey Lavrov, durante seu discurso da abertura da Reunião Ministerial do BRICS, na cidade russa de Nizhny Novgorod, nesta terça-feira.
Segundo Lavrov, essa transformação "reflete toda a paleta de diversidade cultural e civilizacional do mundo moderno", garantindo o direito de cada nação de "determinar seu próprio destino e seu próprio caminho de desenvolvimento".
O chanceler russo também manifestou que "o fortalecimento da voz da maioria global, de Estados fora do Ocidente coletivo, na Ásia, na África, no Oriente Médio, na América Latina e no Caribe tornou-se uma tendência principal".
"Só unindo nossas fileiras podemos realmente promover a ideia de um futuro justo que todos nós compartilhamos", sublinhou.
Além disso, o funcionário de alto escalão defendeu reformas de instituições globais.
Também destacou que "os objetivos de fortalecer a estrutura jurídica internacional e os princípios coletivos ao tomar decisões sobre questões globais estão em primeiro lugar", afirmando que somente dessa forma tais decisões serão eficazes e legítimas.
"Nossos Estados têm abordagens semelhantes para reformar o sistema de instituições multilaterais, incluindo a Organização das Nações Unidas e seu Conselho de Segurança, bem como para a recuperação econômica global após a pandemia e para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável", concluiu Lavrov.