Notícias

Conselho de Segurança da ONU vota a favor da proposta dos EUA para o cessar-fogo em Gaza

O acordo "permitiria um cessar-fogo imediato, a libertação de reféns e a retirada das forças israelenses das áreas povoadas em sua primeira fase", de acordo com o lado americano.
Conselho de Segurança da ONU vota a favor da proposta dos EUA para o cessar-fogo em GazaLegion-Media / Abed Rahim Khatib / Dpa

O Conselho de Segurança da ONU apoiou nesta segunda-feira uma proposta dos EUA para um projeto de resolução que, segundo Washington, permitiria um cessar-fogo completo e imediato em Gaza e a libertação dos reféns israelenses mantidos pelo movimento palestino Hamas.

A iniciativa foi apoiada por 14 dos 15 membros do Conselho de Segurança da ONU, enquanto a Rússia se absteve. Nenhum dos países se posicionou contra o documento.

Na véspera da votação, o porta-voz da missão dos EUA na ONU, Nate Evans, pediu ao Conselho de Segurança que apoiasse a proposta, afirmando que "a implementação desse acordo permitiria um cessar-fogo imediato, a libertação dos reféns e a retirada das forças israelenses das áreas povoadas em sua primeira fase".

O projeto também prevê um aumento imediato da assistência humanitária, a restauração dos serviços básicos e o retorno dos civis palestinos ao norte de Gaza, juntamente com um roteiro para um fim abrangente da crise e um plano de reconstrução plurianual com apoio internacional".

Evans disse que Israel já havia aceitado essa proposta e chamou o Conselho de Segurança da ONU a "falar em uníssono" em apoio ao acordo proposto por Washington, "e a instar o Hamas a fazer o mesmo".

O número total de vítimas da agressão israelense desde o início do conflito, em 7 de outubro, subiu para 37.124 mortos e 84.712 feridos, segundo o Ministério da Saúde do enclave palestino em 10 de junho.