Notícias

Chanceler israelense zomba de dois partidos espanhóis por sua "derrota contundente"

"Os espanhóis puniram a coalizão de Pedro Sánchez e Yolanda Díaz", disse Israel Katz sobre a vitória do PP na Espanha nas eleições para o Parlamento Europeu.
Chanceler israelense zomba de dois partidos espanhóis por sua "derrota contundente"X @Israel_katz

O ministro israelense das Relações Exteriores, Israel Katz, em uma postagem no seu perfil no X nesta segunda-feira, zombou do líder do PSOE, Pedro Sánchez, e de Yolanda Díaz, do Sumar, por causa dos resultados de seus partidos nas eleições para o Parlamento Europeu, que terminaram no domingo.

"Os espanhóis puniram a coalizão de Pedro Sánchez e Yolanda Díaz com uma derrota contundente nas eleições", escreveu o chanceler israelense. "Acontece que abraçar os assassinos e estupradores do Hamas não vale a pena", concluiu Katz.

Na manhã desta segunda-feira, com 99,96% dos votos apurados, o líder do Partido Popular(PP), Alberto Núñez Feijóo, conseguiu Pedro Sánchez, seu principal rival, com 34,20% a seu favor, em comparação com 30,18% para o partido do atual presidente do Governo espanhol.

Esses números se traduzem em 22 eurodeputados para o PP (em 2019, ganhou apenas 13) e 20 para o PSOE (um a menos do que nas últimas eleições europeias). No caso de Sumar, o partido obteve 4,65% dos votos: 3 eurodeputados.

  • No final de maio, Katz ameaçou fechar o Consulado da Espanha em Jerusalém se o Governo espanhol se recusar a cumprir a proibição de prestar serviços a cidadãos palestinos na Cisjordânia.
  • As declarações do lado israelense foram feitas logo após a Espanha, juntamente com a Irlanda e a Noruega, ter reconhecido oficialmente o Estado da Palestina em 28 de maio.