Notícias

"Aprofundar a parceria estratégica": Lula e Putin mantêm uma conversa telefônica

Mandatário brasileiro enfatizou seu compromisso com a busca de soluções pacíficas para o conflito na Ucrânia, destacando a colaboração entre o Brasil e a China como parte dessa iniciativa.
"Aprofundar a parceria estratégica": Lula e Putin mantêm uma conversa telefônicaGettyimages.ru

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, manteve nesta segunda-feira uma conversa telefônica com seu homólogo russo, Vladimir Putin, informou o Kremlin em um comunicado oficial.

"As partes expressaram interesse mútuo em aprofundar ainda mais a parceria estratégica entre a Rússia e o Brasil, que vem se desenvolvendo com sucesso em todas as áreas principais", disse o Kremlin, sublinhando que ambos os líderes acordaram continuar a "estreita cooperação" no marco da presidência russa do BRICS e a presidência brasileira do G20 neste ano.

Ao discutir a situação na Ucrânia, Putin delineou as estratégias da Rússia para a próxima 'conferência de paz' que será realizada este mês na Suíça sem a participação de Moscou. Por sua vez, Lula enfatizou seu compromisso com a busca de soluções pacíficas para o conflito, destacando a colaboração entre o Brasil e a China como parte dessa iniciativa.