Notícias

Avião que transportava o vice-presidente do Malawi desaparece dos radares

A aeronave que transportava o vice-presidente e outras nove pessoas não havia chegado no horário previsto para o pouso e todos os esforços para estabelecer contato falharam.
Avião que transportava o vice-presidente do Malawi desaparece dos radaresGettyimages.ru / Darren Stewart/Gallo Images

Um avião das Forças de Defesa do Malawi que transportava o vice-presidente do país, Saulos Chilima, e outras nove pessoas "saiu do radar" depois de deixar a capital, Lilongwe, na manhã de segunda-feira, informou o Gabinete do presidente em um comunicado.

A aeronave deveria aterrissar pouco depois no Aeroporto Internacional de Mzuzu, no norte do país. No entanto, não pousou como planejado e todos os esforços para estabelecer contato falharam. "Todos os esforços das autoridades de aviação para fazer contato com a aeronave desde que ela saiu do radar falharam até agora", diz o comunicado.

Na sequência, o presidente do país, Lazarus Chakwera, cancelou um voo planejado para as Bahamas e ordenou uma operação de busca.

Segundo a mídia local, Chilima estava viajando em um helicóptero das Forças de Defesa que teria sido interrompido devido ao mau tempo. Teme-se que a aeronave possa ter caído durante um pouso forçado.

Fontes afirmam ter testemunhado a queda de um avião em uma área de floresta na cidade de Chikangawa, que se acredita estar associada a Chilima. No entanto, o Governo não confirmou nenhuma informação a esse respeito.