Notícias

Lavrov: EUA não param com as tentativas de impedir a formação do mundo multipolar

O ministro das Relações Exteriores russo afirmou que os EUA e seus aliados utilizam as ferramentas econômicas como "armas" em busca de manter seu domínio elusivo.
Lavrov: EUA não param com as tentativas de impedir a formação do mundo multipolarMinistério das Relações Exteriores da Rússia.

Os recentes acontecimentos no campo internacional "tiraram as máscaras" do Ocidente, que busca ditar suas próprias ordens ao mundo, disse nesta segunda-feira o chanceler russo, Sergey Lavrov, durante uma reunião dos ministros das Relações Exteriores do BRICS, que ocorre na cidade russa Nizhny Novgorod.

"Eles [EUA e seus aliados] usam ferramentas econômicas como armas - por meio de sanções, pressão e chantagem financeira, eles tentam influenciar a escolha de modelos de desenvolvimento e parceiros comerciais por Estados soberanos. O Ocidente não reluta em usar a força. Todos conhecem os exemplos: Iugoslávia, Iraque, Líbia, Afeganistão, Síria, Ucrânia e vários outros países", acrescentou.

Segundo o ministro, o processo de transição para uma nova ordem mundial levará uma época histórica, e será complicado.

Além disso, ele enfatizou que os países do BRICS estão trabalhando ativamente no desenvolvimento de uma plataforma para estabelecer os laços econômicos nas moedas nacional de seus membros.

  • Entre 10 e 11 de junho, a cidade russa de Nizhny Novgorod sediará a reunião ampliada dos ministros das Relações Exteriores dos países membros do BRICS e do BRICS+. Essa é a primeira reunião de chanceleres de países membros desde a expansão do bloco.