Três presos em Paris por pichar caixões contra o envio de soldados para a Ucrânia

O 'coletivo de arte ucraniano Mriya' assumiu a responsabilidade pela ação de protesto.

Três cidadãos da Moldávia foram presos em Paris na noite de sexta-feira por supostamente terem feito três pichações retratando um caixão com a inscrição 'soldados franceses na Ucrânia', informou a BFMTV.

Uma fonte policial disse ao veículo que "as suspeitas estão relacionadas a uma possível nova interferência estrangeira". No momento da prisão, os indivíduos estavam usando luvas de látex, tinta spray e estênceis para fazer o grafite.

Um grupo que se autodenomina 'coletivo de arte ucraniano Mriya' (sonho em ucraniano) reivindicou a responsabilidade pela ação, destacando que eles fizeram pichações semelhantes em outros lugares da capital francesa. "Essa ação foi uma resposta às ações inadequadas das autoridades francesas em relação aos nossos ativistas que colocaram caixões perto da Torre Eiffel", disseram os artistas à mídia.

Além disso, anunciaram que realizariam mais ações desse tipo, que descreveram como um "apelo à paz", especialmente em Paris. No início de junho, pessoas desconhecidas deixaram cinco caixões vazios com bandeiras francesas e inscrições 'Soldado francês na Ucrânia' perto da Torre Eiffel.