Notícias

Biden confunde Ucrânia com Iraque

O presidente norte-americano afirmou que conseguiu financiamento para o Iraque enquanto falava com jornalistas sobre a Ucrânia em um cemitério da França.
Biden confunde Ucrânia com IraqueGettyimages.ru / Win McNamee

O presidente dos EUA, Joe Biden, cometeu novamente uma deslize verbal ao mencionar o "Iraque" falando sobre a Ucrânia em um evento público no domingo.

Conversando com repórteres no cemitério norte-americano em Belleau, na França, como parte de sua visita para comemorar o desembarque na Normandia há 80 anos, o mandatário enfatizou a necessidade de manter forte o apoio de Washington a seus aliados.

Além disso, observou que alguns em seu país querem o contrário, em uma clara referência aos republicanos, que há meses bloqueavam um pacote legislativo com assistência militar para a Ucrânia.

"A ideia de que agora somos semi-isolacionistas, da qual algumas pessoas estão falando, quero dizer, a ideia de que tivemos que esperar todos esses meses apenas para conseguir o dinheiro para o Iraque [Ucrânia] que nós... porque estávamos esperando. Isso não é o que somos. Não é assim que os Estados Unidos são", afirmou. 

A transcrição da conversa divulgada pela Casa Branca contém a palavra "Iraque" riscada e "Ucrânia" entre parênteses quadrados.

Biden, de 81 anos, é o presidente mais velho da história dos EUA. O chefe de Estado frequentemente se encontra em situações embaraçosas, fica confuso em eventos públicos e caiu inúmeras vezes, levantando dúvidas entre o público sobre sua capacidade mental e física para desempenhar suas funções.

Uma de suas últimas  deslizes verbais ocorreu na semana passada, quando ele afirmou, durante uma entrevista à ABC News, que Israel não tinha intenção de invadir a "Rússia".

Anteriormente, em março de 2024, o presidente confundiu a Ucrânia com o Afeganistão e, em novembro de 2022, o conflito no Iraque com o da Ucrânia.