Notícias

Snowden: "Os políticos que apoiam guerras foram duramente punidos nas eleições da UE"

O ex-analista da NSA e da CIA comentou os resultados das eleições para o Parlamento Europeu, que resultaram em um grande avanço de grupos mais conservadores e nacionalistas.
Snowden: "Os políticos que apoiam guerras foram duramente punidos nas eleições da UE"Gettyimages.ru / Barton Gellman

O fato de que os partidos de direita favoráveis ao fim do apoio à Ucrânia terem obtido mais apoio nas eleições para o Parlamento Europeu pode "dar uma chance à paz", disse o ex-analista da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) e da CIA, Edward Snowden.

"Os políticos pró-guerras foram duramente punidos nas eleições da UE. Não é um bom sinal para [o presidente dos EUA, Joe] Biden. Talvez seja hora de dar uma chance à paz", escreveu ele em sua conta no X.

Ele comentou um tweet citando um artigo do Politico, que observou que o fato de os partidos mais à direita terem dominado os resultados das eleições para o Parlamento Europeu havia provocado "uma crise política em Paris e uma busca espiritual em Berlim".

As eleições para o Parlamento Europeu terminaram no domingo, 9 de junho, com grandes ganhos para a extrema-direita, impulsionados pelos resultados na França e na Alemanha, e grandes reveses para os Verdes. Os dois grupos mais centristas e pró-europeus - conservadores e socialistas - perderam algumas cadeiras, mas continuam sendo as forças dominantes.