Notícias

Witkoff sobre Putin: 'Sempre foi honesto comigo'

O enviado especial de Donald Trump enfatizou a importância das conversas com o presidente da Rússia e expressou sua esperança de "acabar com tudo isso".
Witkoff sobre Putin: 'Sempre foi honesto comigo'Gettyimages.ru / Anadolu / Contributor

O enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, afirmou que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, "sempre foi honesto" com ele durante seus encontros, acrescentando que foi criticado por dizer isso, embora seja "uma afirmação precisa".

Witkoff também observou, em entrevista à Fox News publicada no sábado (21), que o presidente da Rússia explicou "seus limites" durante os encontros.

"Fui criticado por me encontrar com ele oito vezes. Como se chega a um acordo com alguém do outro lado se você não conhece a posição dessa pessoa? Eu precisava entender suas motivações, seus objetivos etc.", continuou.

Na opinião de Witkoff, os encontros "estão se tornando muito significativos".

"Entendemos a situação deles. E não creio que os ucranianos discordem das nossas avaliações. Portanto, acho que essas reuniões foram importantes e espero que possamos acabar com tudo isso", concluiu.

  • Desde que o republicano Donald Trump retornou à Casa Branca em janeiro de 2025, Putin recebeu Witkoff na Rússia diversas vezes para discutir, entre outros assuntos, a resolução do conflito ucraniano.
  • O último encontro ocorreu no final de janeiro e contou também com a presença, do lado americano, do genro de Donald Trump, Jared Kushner, e do conselheiro sênior da Casa Branca, Josh Gruenbaum. O assessor da presidência russa, Yuri Ushakovdescreveu as negociações como "construtivas" e "extremamente francas e baseadas na confiança".