
Hungria bloqueará vigésimo pacote de sanções da UE contra Rússia

A Hungria bloqueará o vigésimo pacote de sanções contra a Rússia devido à recusa do governo ucraniano em retomar o trânsito de petróleo através do oleoduto Druzhba, declarou neste domingo (22) o ministro das Relações Exteriores da Hungria, Peter Szijjarto.
"No Conselho de Relações Exteriores de amanhã, a UE pretende adotar o vigésimo pacote de sanções. A Hungria irá bloqueá-lo", escreveu no X. "Até que a Ucrânia retome o trânsito de petróleo para a Hungria e a Eslováquia através do oleoduto Druzhba, não permitiremos que se avance em decisões importantes para Kiev”.

Ataques ucranianos
Em agosto e início de setembro do ano passado, o regime de Kiev perpetrou vários ataques com drones e mísseis contra o oleoduto Druzhba em território russo, o que provocou a suspensão temporária do fornecimento de petróleo à Hungria e à Eslováquia. Embora o fluxo tenha sido posteriormente restabelecido, desde o final de janeiro a Ucrânia volta a bloquear o trânsito, interrompendo novamente o abastecimento a ambos os países.
Contramedidas da Hungria
Budapeste já deu dois passos concretos: a suspensão do fornecimento de diesel à Ucrânia e o bloqueio de um empréstimo de 90 bilhões de euros acordado com a UE para Kiev. O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, lembrou que a Hungria fornece uma parte significativa do abastecimento de eletricidade à Ucrânia, pelo que qualquer interrupção poderia ter graves consequências para o país vizinho.
