Notícias

Trump afirma que assinou medida implementando 'tarifa global de 10% para todos os países'

Segundo o presidente, a medida será implementada ''quase imediatamente''.
Trump afirma que assinou medida implementando 'tarifa global de 10% para todos os países'Gettyimages.ru / Chip Somodevilla

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (20) a assinatura de uma tarifa de 10% sobre produtos de todos os países que mantêm relações comerciais com os Estados Unidos.

"É uma grande honra ter assinado, do Salão Oval, uma tarifa global de 10% para todos os países, com efeito quase imediato", escreveu o mandatário em uma publicação na plataforma Truth Social.

Horas antes, a Suprema Corte americana declarou ilegais os fundamentos com os quais o governo Trump impôs tarifas globais e anulou sua aplicação. A sentença invalida tanto os impostos destinados a combater o tráfico de drogas quanto os conhecidos como "tarifas recíprocas", por considerar que excederam as faculdades legais outorgadas pelo Congresso.

Em resposta, o presidente convocou uma coletiva de imprensa e prometeu impor cobranças com base em outros dispositivos legais. 

O presidente argumentou que a decisão desta sexta-feira (20) não anulou as tarifas em si, mas apenas um uso específico da Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional, que, segundo a Suprema Corte, não lhe concedia a autoridade alegada para impor as tarifas.

No entanto, assegurou que as tarifas previamente impostas permanecerão em vigor e "plenamente válidas".