Tesouro com 20 mil moedas antigas é encontrado em palacete histórico de Moscou

Artefatos dos séculos XVI e XVII foram localizados sob o piso das Câmaras de Averky Kirillov durante obras de restauração. Itens serão enviados ao Museu de Moscou.

Durante as obras de restauração nas Câmaras de Averky Kirillov, em Moscou, operários encontraram um tesouro de moedas antigas. A descoberta, divulgada pelo governo de Moscou na terça-feira (17), ocorreu no edifício localizado na rua Beresnevskaya, ao abrirem o piso do segundo andar.

Especialistas localizaram um jarro de cerâmica preta quebrado e mais de 20 mil moedas de metal branco. O dinheiro data dos séculos XVI e XVII e apresenta bom estado de conservação, com selos legíveis.

Arqueólogos e funcionários do Departamento de Patrimônio Cultural de Moscou recolheram os itens para análise. Os fragmentos do vaso cerâmico também foram coletados para serem restaurados posteriormente.

Além do tesouro monetário, a equipe encontrou azulejos coloridos, um apito de osso e uma cruz peitoral. Todos os artefatos serão transferidos para o acervo permanente do Museu de Moscou.

As Câmaras de Averky Kirillov compõem um conjunto arquitetônico iniciado na virada do século XV para o XVI. O local recebeu este nome após ser reformado pelo comerciante e estadista Averky Kirillov.

O edifício histórico já abrigou a Sociedade Arqueológica de Moscou e diversos órgãos governamentais ao longo dos séculos. A atual fase de restauração do monumento começou em 2024.

Até o momento, os especialistas responsáveis pela obra já realizaram o reforço das fundações do palacete. As equipes também concluíram a limpeza das fachadas externas da estrutura histórica.