Notícias

Trump sugere que Suprema Corte derrubou suas tarifas por influência estrangeira

O líder republicano também afirmou que um "movimento político muito menor do que as pessoas imaginam" também influenciou a decisão.
Trump sugere que Suprema Corte derrubou suas tarifas por influência estrangeiraGettyimages.ru / Kevin Dietsch

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (20) que a Suprema Corte dos EUA foi influenciada por "interesses estrangeiros" ao decidir invalidar suas tarifas globais.

"Na minha opinião, o tribunal foi influenciado por interesses estrangeiros", afirmou em entrevista coletiva na Casa Branca.

Além disso, Trump manifestou que um "movimento político que é muito menor do que as pessoas poderiam pensar" também influenciou a decisão.

Por outro lado, o presidente norte-americano classificou a medida adotada como "muito decepcionante". "A decisão da Suprema Corte sobre as tarifas é muito decepcionante. E sinto vergonha de certos membros da Corte, sinto muita vergonha por não terem a coragem de fazer o que é certo para o nosso país", sustentou.

A decisão da Suprema Corte

Nesta sexta-feira, a Suprema Corte americana declarou ilegais os fundamentos com os quais a administração Trump impôs tarifas globais e anulou sua aplicação. A sentença invalida tanto os impostos destinados a combater o tráfico de drogas quanto os conhecidos como "tarifas recíprocas", por considerar que excederam as faculdades legais outorgadas pelo Congresso.

O presidente da Suprema Corte, John Roberts, enfatizou que a faculdade de impor tarifas é "muito claramente um ramo do poder tributário". Ele lembrou que a Constituição dos Estados Unidos concede ao Congresso, e apenas a este órgão, "acesso aos bolsos do povo" por meio da arrecadação de impostos. Portanto, qualquer delegação desse poder ao Executivo deve ser explícita e clara.

Tarifas

Em agosto deste ano, o presidente Trump impôs tarifas comerciais a múltiplos países. As taxas, cujos valores oscilam entre 10% e 41%, foram denominadas em uma ordem executiva como "tarifas recíprocas ajustadas".

O mandatário assegura que as tarifas são "a melhor ferramenta" para ajudar os trabalhadores americanos e apoiar as empresas que fabricam produtos nos EUA.

Trump anunciou que os EUA receberão mais de US$ 600 bilhões em tarifas. "Mas a mídia de notícias falsas se recusa a falar sobre isso porque odeiam e desrespeitam o nosso país", escreveu em sua conta na Truth Social.

Além disso, o mandatário indicou que, graças às tarifas, "do ponto de vista financeiro e da segurança nacional", os EUA se tornaram um país "muito mais forte e respeitado".