Notícias

Trump critica decisão que derruba tarifas e questiona: 'posso destruir um país', mas não taxá-los

No mesmo pronunciamento, o presidente anunciou uma nova tarifa global de 10%.
Trump critica decisão que derruba tarifas e questiona: 'posso destruir um país', mas não taxá-losGettyimages.ru / Nathan Howard

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou sexta-feira (20) a mais recente decisão da Suprema Corte que invalidou seu tarifaço contra países de todo o mundo.

O mandatário questionou a lógica da decisão, observando que a legislação norte-americana permite medidas até mesmo mais duras do que tarifas, como os embargos comerciais. "Em outras palavras, eu posso destruir o comércio, eu posso destruir o país", afirmou, acrescentando: "Mas não posso cobrar uma pequena taxa".

Ele também declarou que países que, segundo ele, vêm prejudicando os EUA há anos estão "em êxtase com a decisão", mas assegurou que tais nações "não ficarão felizes por muito tempo".

Nova tarifa global

Na sequência, Trump prometeu que, em um esforço para "proteger seu país", vai impor cobranças com base em outros dispositivos legais. Com efeito imediato, disse que assinará uma ordem executiva para impor uma tarifa global de 10% com base na Seção 122, criada pela Lei de Comércio de 1974.

O presidente argumentou que a decisão desta sexta-feira (20) não anulou as tarifas em si, mas apenas um uso específico da Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional, que, segundo a Suprema Corte, não lhe concedia a autoridade alegada para impor as tarifas.

No entanto, assegurou que as tarifas previamente impostas permanecerão em vigor e "plenamente válidas".