Notícias

Pacote-bomba explode em Escola da Gendarmeria na Argentina

A detonação ocorreu enquanto o próprio pessoal da instituição manuseava o objeto.
Pacote-bomba explode em Escola da Gendarmeria na ArgentinaRedes sociais

Um pacote-bomba explodiu nesta sexta-feira (20) na Escola Superior da Gendarmeria, localizada no bairro de Monserrat, na Cidade Autônoma de Buenos Aires. Quatro agentes ficaram feridos, segundo informou a mídia local.

O incidente ocorreu ao meio-dia (horário local) enquanto funcionários da instituição manuseavam o pacote, que estava guardado no 11º andar havia quatro meses.

Dois dos feridos foram levados ao Hospital Argerich com queimaduras. O terceiro passou por controle clínico e o quarto recebeu auxílio de oxigênio. Todos estão fora de perigo.

No total, três pacotes foram entregues no local, mas os outros dois não foram abertos. Como precaução, a Brigada de Explosivos inspecionou os volumes e concluiu que não havia bombas.

O edifício da Gendarmeria já foi evacuado, enquanto diversos agentes estão no local cumprindo o protocolo correspondente.

A ministra da Segurança Nacional da Argentina, Alejandra Monteoliva, chegou ao local e permaneceu por alguns minutos, mas retirou-se em seguida sem dar declarações à imprensa.

Informações indicam que o pacote com explosivo teria sido enviado ao ex-comandante-maior reformado, Diego Gasparutti, diretor da escola entre 2021 e 2022, que compareceu ao local justamente nesta sexta-feira para retirá-lo.

  • A Gendarmería é uma Força de Segurança, de natureza militar argentina, atuando na fronteira do país, sob normas de segurança interna e defesa nacional.