Notícias

Concorrente chinês da Neuralink já supera Musk por ampla margem

Com apenas cinco anos de existência, a empresa sediada em Xangai revelou que seu implante cerebral permitiu que um paciente paralisado manuseasse um cursor no computador apenas cinco dias após a cirurgia.
Concorrente chinês da Neuralink já supera Musk por ampla margemNeuroXess

A China está impulsionando a indústria de interfaces cérebro-máquina (BCI, na sigla em inglês), por meio de financiamento governamental, para competir com empresas americanas como a Neuralink, do bilionário Elon Musk, informou nesta quinta-feira (19) o Financial Times.

Em 2025, as autoridades chinesas elevaram essa tecnologia à categoria de setor estratégico nacional e apresentaram um roteiro para impulsioná-la.

O objetivo é consolidar, até 2030, duas ou três empresas como líderes globais. Uma dessas entidades poderá ser a NeuroXess, com sede na cidade de Xangai.

Com apenas cinco anos de existência, a NeuroXess anunciou recentemente que seu implante cerebral permitiu que um paciente paralisado controlasse o cursor de um computador apenas cinco dias após recebê-lo.

Os testes da empresa recorreram à tecnologia BCI invasiva e, consequentemente, se concentraram em áreas de alta necessidade clínica, como pacientes com paralisia ou esclerose lateral amiotrófica (ELA).

Muito diferente do Neuralink

O dispositivo da NeuroXess utiliza uma malha de poliimida e metal que é colocada sobre a superfície do cérebro, sem penetrar no tecido.

Ao contrário do Neuralink, que insere filamentos microscópicos no interior do cérebro para captar sinais, o design da NeuroXess pode reduzir o risco de cicatrizes e a possível deterioração das leituras ao longo do tempo, uma preocupação que a empresa de Musk afirma ter resolvido com eletrodos ultrafinos.

De acordo com o Financial Times, a Neuralink alcançou velocidades de até 10 bits por segundo (bps) em testes, enquanto a tecnologia da NeuroXess atinge 5,2 bps. Essa métrica reflete a rapidez com que as informações neuronais são decodificadas, fundamental para realizar tarefas mais complexas, como traduzir pensamentos em linguagem.

O fundador da NeuroXess, Tiger Tao, prevê que seus dispositivos terão um uso massivo quando a implante exigir apenas uma pequena incisão e equipamentos mais compactos.

Ele também afirma que essa otimização será mais rápida na China, graças ao maior volume de dados, à redução de custos e à captação de mais usuários.