
Brasil dá passo fundamental para fortalecer comércio com a Índia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou, nesta sexta-feira (20), o primeiro escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em Nova Delhi, na Índia.
A iniciativa marca a expansão da presença brasileira em um dos maiores mercados do Sul Global, com foco na promoção de produtos e serviços do país e na atração de investimentos para setores estratégicos da economia.

"Brasil e Índia são duas das maiores nações do Sul Global. Tivemos corrente de comércio de US$ 15,2 bilhões em 2025, com muito espaço para crescimento. Estive acompanhado de ministros do governo e do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana", publicou Lula em sua rede X.
A ApexBrasil, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, tem como objetivo impulsionar a presença de produtos e serviços brasileiros em mercados internacionais.
O novo escritório em Nova Delhi se junta a uma rede de unidades já estabelecidas em cidades como Bogotá, Miami, São Francisco, Nova York, Bruxelas, Lisboa, Moscou, Dubai, Pequim e Xangai, além de representações em África do Sul, Nigéria, Singapura, Shenzhen e Washington, ampliando a atuação global da agência.
