Lula diz que terras raras serão negociadas de forma 'soberana' com Trump

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou nesta sexta-feira (30) a abundância de minerais críticos e terras raras no país, afirmando que que levará uma proposta ao presidente norte-americano Donald Trump sobre o tema.
Will Brazil export raw rare earths or build value at home?Prez Lula says processing must happen inside Brazil, and sovereignty means value addition stays in the country.#PrezLulaOnIndiaToday#INDIATODAYWORLDEXCLUSIVE | @LulaOficial@MaryaShakil@Geeta_Mohanpic.twitter.com/fUTRh9zknR
— IndiaToday (@IndiaToday) February 20, 2026
Em entrevista à imprensa indiana, o mandatário afirmou que seu governo não tem interesse em transformar o território brasileiro em um "santuário da humanidade". No entanto, destacou que a negociação desses recursos deve ser conduzida de forma "soberana", para que o processamento e a exploração sejam realizados no Brasil, e não no exterior.
"Nós queremos vender, não aceitamos que nada nos seja imposto. Essas coisas só se resolvem na mesa de negociações. (...) É necessário que dois chefes de Estado se sentem próximos, olho no olho, cada um olhando nos olhos do outro, pessoa a pessoa, e digam o que pensam. Isso é o que vai acontecer entre mim e Donald Trump. Estamos livres para dizer: Eu respeito todo mundo. E eu também gosto de ser respeitado", destacou.
No início deste mês, o governo brasileiro foi convidado por Washington a integrar uma coalizão internacional voltada ao fornecimento, à mineração e ao refino de minerais críticos.
O Ministério das Relações Exteriores, no entanto, avalia o convite com cautela, priorizando acordos que desenvolvam capacidades nacionais.
