Notícias

Caças americanos e chineses tiveram encontro perigoso próximo à Coreia

Os aviões americanos entraram em uma área entre as zonas de identificação de defesa aérea da Coreia do Sul e da China, o que levou as forças armadas chinesas a enviarem seus caças para a região.
Caças americanos e chineses tiveram encontro perigoso próximo à CoreiaU.S. Air Force / Staff Sgt. Mya M. Crosby

Caças das Forças Armadas dos EUA, estacionados na Coreia do Sul (USFK), e da China tiveram um encontro tenso sobre o Mar Amarelo esta semana, informou a agência de notícias Yonhap nesta sexta-feira (20), citando fontes.

O incidente ocorreu após a Força Aérea dos EUA realizar um "exercício incomum" na área. 

O que aconteceu?

Caças F-16 da USFK decolaram na noite de quarta-feira (18) da Base Aérea de Osan, em Pyeongtaek — cerca de 60 quilômetros ao sul de Seul — e sobrevoaram águas internacionais no Mar Amarelo, de acordo com as fontes consultadas pela agência de notícias.

Os aviões americanos entraram em uma área entre as zonas de identificação de defesa aérea da Coreia do Sul e da China, o que levou as Forças Armadas chinesas a enviarem seus caças para a região. No entanto, nenhum confronto ocorreu.

Segundo as fontes, as Forças Armadas dos EUA na Coreia (USFK) notificaram as forças armadas sul-coreanas sobre o plano de voo antes do exercício, embora aparentemente não tenham fornecido mais detalhes, incluindo o propósito do exercício, segundo uma das fontes.

Nem o Ministério da Defesa da Coreia do Sul nem as USFK ofereceram mais informações sobre o incidente.

Os exercícios se deram em meio a rumores sobre uma possível reformulação do papel das USFK por Washington, que busca priorizar a contenção de "ameaças chinesas" e pede aos aliados maior responsabilidade em segurança.