William Anders, astronauta aposentado membro da Apolo 8, morre em acidente aéreo

O astronauta aposentado William Anders, que participou da segunda missão espacial tripulada dos Estados Unidos, a Apollo 8, na qual tirou a icônica foto "Earthrise", morreu nesta sexta-feira em um acidente de avião, disse seu filho, Greg Anders, à agência AP.
O Beechcraft T-34 Mentor caiu nas águas das Ilhas San Juan, no Estado de Washington. Anders era o único piloto a bordo da aeronave no momento do acidente, que foi registrado por volta das 11h40, horário local. Ele tinha 90 anos de idade.
📌O Beechcraft T-34 Mentor caiu nas águas das Ilhas San Juan, no Estado de Washington. Anders era o único piloto a bordo da aeronave no momento do acidente, que foi registrado por volta das 11h40, horário local. Ele tinha 90 anos de idade.Detalhes: https://t.co/z4sViK03ufhttps://t.co/4Gqu0m5oX2pic.twitter.com/21EJ9FIWzQ
— RT Brasil (@rtnoticias_br) June 8, 2024
Além de garantir a operação do módulo de comando e do módulo de serviço da Apollo 8, a foto tirada pelo seu pai foi sua contribuição mais importante para o programa espacial, disse seu filho à agência.

Em uma entrevista à NASA, em 1997, o astronauta disse que não acreditava que a missão de 1968 fosse isenta de riscos, mas reconheceu que havia importantes razões nacionais, patrióticas e científicas para ir adiante. Segundo seus cálculos, a probabilidade de a tripulação não conseguir retornar era de uma em três, a mesma probabilidade de a missão ser bem-sucedida e a mesma probabilidade de fracassar. De qualquer forma, ele acreditava que Cristóvão Colombo já havia navegado com chances piores de sucesso.
