Notícias

Adoçante comum pode aumentar o risco de doenças cardiovasulares

O xilitol é usado em diversos produtos, como chicletes, pasta de dente, enxaguante bucal e produtos de panificação.
Adoçante comum pode aumentar o risco de doenças cardiovasularesGettyimages.ru / Nadisja

Cientistas do centro médico acadêmico Cleveland Clinic, nos EUA, associaram o consumo de xilitoladoçante de baixa caloria comum em chicletes, produtos de panificação, pasta de dente e enxaguante bucal — a um maior risco de doença cardiovascular, de acordo com um estudo publicado na quinta-feira no European Heart Journal.

Altas quantidades desse composto causam a coagulação das plaquetas no sangue, "uma receita para eventos cardíacos graves", como ataques cardíacos e derrames, afirmam os pesquisadores.

Eles analisaram amostras de sangue de 3 mil pessoas que haviam sofrido eventos cardíacos e observaram que o xilitol parecia ter um impacto sobre a função cardiovascular.

Em seguida, os cientistas deram a um grupo de voluntários saudáveis uma bebida adoçada com xilitol. As plaquetas dessas pessoas ficaram então "significativamente mais propensas a coagular" e os níveis de glicose aumentaram mil vezes. "Quando ingerimos açúcar, nosso nível de glicose pode aumentar 10 ou 20%, mas não aumenta mil vezes", disse o principal autor do estudo, Stanley Hazen, à CNN.

O pesquisador observou que, embora os níveis de xilitol tenham permanecido elevados por várias horas, a função plaquetária voltou aos níveis normais no dia seguinte.

Ainda assim, para as pessoas que consomem consistentemente alimentos com xilitol, que é recomendado como substituto do açúcar em pacientes com obesidade e diabetes, "o risco permanece".