Os EUA estão afastando os atores mundiais do dólar com suas próprias mãos, denuncia Putin

O mandatário russo fez uma comparação das autoridades norte-americanas com os luditas ingleses que destruiram, no começo do século XIX, suas próprias ferramentas de produção.

"As autoridades norte-americanas de hoje estão quebrando o instrumento de sua grandeza, o dólar", afirmou o líder russo ao responder às perguntas do moderador após proferir um discurso na sessão plenária do 27º Fórum Econômico Internacional (SPIEF-2024), um dos mais importantes eventos de negócios do mundo, que teve início em 5 de junho na cidade russa de São Petersburgo.

"As atuais potências americanas são os luditas de hoje, que estão quebrando seus instrumentos de grandeza. O dólar é um dos poucos instrumentos da atual grandeza dos Estados Unidos", acrescentou.

O chefe de Estado também observou que, como resultado, novos instrumentos estão aparecendo, incluindo instrumentos financeiros de bancos centrais dentro da estrutura do BRICS.

Ao comentar sobre possíveis conversas com a Ucrânia, Putin ressaltou que a Rússia deve buscar acordos que sejam confiáveis, pois é muito difícil chegar a um acordo com os países ocidentais ,pois eles "trapaceiam a cada passo" e "dizem uma coisa e fazem outra". 

Além disso, o presidente qualificou a política financeira dos EUA como "neocolonialismo em sua edição moderna".

"Aqui, usando a posição de monopólio do dólar, os Estados Unidos consomem um trilhão de dólares por ano a mais do que produzem. Eles estão desviando esses recursos, por assim dizer, de outros países", concluiu.