Notícias

Macron afirma que está 'unindo forças' com Lula por segurança por IA responsável

Declaração foi feita após encontro em Nova Delhi, durante agenda internacional marcada por debates sobre tecnologia e regulação digital.
Macron afirma que está 'unindo forças' com Lula por segurança por IA responsávelRicardo Stuckert / Presidência da República

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou nesta quinta-feira (19), nas redes sociais, que ele e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão "unindo forças" por uma inteligência artificial "responsável". A declaração foi feita após encontro entre os dois em Nova Delhi, na Índia.

"Feliz em reencontrar um grande amigo em Nova Délhi, o presidente Lula. Estamos unindo forças por uma inteligência artificial responsável e por redes sociais que não coloquem nossas crianças em risco. Vamos conseguir. Não vamos recuar!", escreveu Macron.

O encontro ocorreu à margem da Cúpula sobre Impacto da Inteligência Artificial. O Palácio do Planalto ainda não divulgou informações sobre o conteúdo da conversa entre Lula e Macron.

O contato acontece em meio à fase de ratificação do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, assinado em 17 de janeiro. A França está entre os países que manifestam resistência ao tratado, principalmente por questões ligadas ao setor agrícola.

Durante a agenda na Índia, Lula também se encontrou com o primeiro-ministro da Croácia, Andrej Plenkovic, que defendeu a entrada em vigor do acordo o mais rápido possível, além de manter compromissos com representantes do setor de tecnologia.