Notícias

Lula e Macron devem se reunir na Índia em meio a debates sobre IA e comércio bilateral

O provável encontro desta quinta-feira (19) deve tratar do acordo Mercosul-União Europeia, da governança global da inteligência artificial e do convite de Donald Trump para participar da criação da Cúpula da Paz sobre Gaza.
Lula e Macron devem se reunir na Índia em meio a debates sobre IA e comércio bilateral© Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da França, Emmanuel Macron, devem se reunir nesta quinta-feira (19), em Nova Delhi, durante a Cúpula de Impacto da Inteligência Artificial. A informação foi divulgada pelo Poder 360.

O encontro, ainda não confirmado oficialmente pelo governo brasileiro, ocorre em meio a uma agenda diplomática marcada por debates sobre tecnologia, comércio e governança global.

A expectativa é que a conversa retome temas discutidos na última ligação entre os dois líderes, realizada no fim de janeiro, quando Lula defendeu o fortalecimento do multilateralismo e do comércio internacional baseado em regras.

Entre os principais temas está o acordo entre Mercosul e União Europeia, que enfrenta resistências em países europeus, especialmente na França.

A pauta deve incluir ainda a governança global da inteligência artificial, cadeias de minerais estratégicos e a proposta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de criação de um Conselho da Paz para Gaza.