Israel está em alerta máximo diante da possibilidade de um iminente ataque dos EUA contra o Irã, relatou nesta quarta-feira (18) o canal israelense N12.
Fontes israelenses acreditam que os EUA poderiam iniciar "em breve" ações bélicas contra o Irã, tendo em vista que Teerã não cumpriu as exigências feitas por Washington nas últimas negociações entre ambas as partes sobre o programa nuclear iraniano.
Neste contexto, o canal israelense afirma que o Comando da Frente Interna de Israel, encarregado de proteger a população civil, recebeu instruções para se preparar para uma possível guerra, ao mesmo tempo em que diversas agências de segurança israelenses entraram em alerta máximo.
"Segundo as projeções, se de fato ocorrer um ataque americano, Israel não ficará de braços cruzados, mas se unirá à campanha contra o Irã. Não será necessariamente simultâneo, mas a cooperação entre Israel e os Estados Unidos é muito grande", diz a publicação.
Ao mesmo tempo, a avaliação em Israel, nos níveis de decisão política e de segurança, é que se Washington empreender ações militares contra a nação persa, a probabilidade de Teerã atacar o território israelense com mísseis de longo alcance "é alta".
Para as autoridades israelenses, "aproxima-se um momento decisivo, e os prazos vão ficando mais curtos". Além disso, relatos divulgados pela imprensa local afirmam que Washington entende que não seria um ataque breve, mas sim uma campanha de várias semanas de duração.