O Irã emitiu um alerta aos pilotos (NOTAM) para esta quinta-feira (19) devido aos planos de realizar lançamentos de foguetes em áreas do sul do país, informou a Federal Aviation Administration dos Estados Unidos.
O aviso abrange o período das 00h30 às 10h30 (horário de Brasília).
Nesta segunda-feira (16), tiveram início no Irã as manobras denominadas "Controle Inteligente do Estreito de Ormuz", destinadas a testar o nível de prontidão operacional da Marinha do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (CGRI) para responder a potenciais ameaças militares e de segurança.
Tensão com os EUA
No início de janeiro, ocorreu uma escalada entre Washington e Teerã após a ameaça de intervenção militar feita pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em meio a protestos internos no Irã. Embora as manifestações tenham posteriormente diminuído, os EUA mantiveram a pressão, redirecionando o foco para os programas nuclear e de mísseis iranianos.
No último 6 de fevereiro, foi realizada em Mascate, Omã, a primeira rodada de contatos indiretos entre EUA e Irã sobre a questão nuclear. Após o encontro, Trump afirmou que "o Irã parece muito interessado em chegar a um acordo". Por sua vez, Teerã descreveu o ambiente como "positivo" e confirmou a disposição de manter aberto o canal de diálogo. Uma nova rodada de negociações está prevista para esta terça-feira (18), em Genebra.
Ao mesmo tempo, autoridades iranianas têm reiterado que estão preparadas para responder a qualquer "erro estratégico" dos EUA com golpes "pesados". Também advertiram que uma cessação completa do enriquecimento de urânio é "absolutamente inaceitável" para o país.