Lavrov: cooperação entre Rússia e Cuba não representa ameaça aos EUA nem a qualquer outro país

"As relações entre a Federação Russa e a República de Cuba são de natureza histórica, fraterna, especial e estratégica", enfatizou o Ministro das Relações Exteriores da Rússia.

A cooperação entre a Rússia e Cuba não representa ameaça aos Estados Unidos nem a qualquer outro país, afirmou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, nesta quarta-feira (18), durante um encontro com chanceler cubano, Bruno Rodríguez, em Moscou.

"É claro que rejeitamos categoricamente as acusações absurdas contra a Rússia e Cuba, contra a nossa cooperação, de que supostamente representam uma ameaça aos interesses dos Estados Unidos ou de qualquer outro país", enfatizou.

Lavrov enfatizou que as relações entre a Rússia e o país caribenho são "históricas, fraternas, especiais e estratégicas por natureza" e assegurou que Moscou continuará a apoiar "permanentemente" Cuba e seu povo na defesa de sua soberania e segurança.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia enfatizou que todas as questões devem ser resolvidas por meio do diálogo, baseado no respeito mútuo e visando encontrar um equilíbrio de interesses. "Sabemos que nossos amigos cubanos estão sempre prontos para se engajar em negociações honestas", ressaltou.

Lavrov condenou ainda o bloqueio naval imposto pelos EUA a Cuba: "[Washington] ameaça intensificar suas ações ilegítimas e desumanas" contra a nação caribenha.

"Juntamente com a maioria da comunidade internacional, instamos os EUA a demonstrarem bom senso e uma abordagem responsável, e a se absterem de seus planos de impor um bloqueio naval a Cuba", declarou o chanceler russo.